quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Academias de ginástica: objetivos, nutrição e culto ao corpo



Outro estudo interessante a ser citado é esse! Realizado esse ano por formandas do Centro Universitário São Camilo nesse mesmo ano, ele consegue caracterizar perfeitamente o perfil de freqüentadores de uma academia em São Paulo.

Embora muitos citem a saúde como principal motivo para a prática de atividade física e alegam ter alterado seus hábitos alimentares após tornar-se mais ativos, menos da metade procuraram ajuda com profissional especializado em nutrição.

E esse perfil não foge a regra de outras academias de São Paulo e, muito provavelmente, de outros lugares do país. O acompanhamento nutricional para garantir uma vida saudável, a conseqüente boa forma e satisfação corporal seria uma peça chave para a aceleração e manutenção desses resultados à longo prazo.

Quem se interessou pelo tema e quiser saber mais sobre o artigo das breves e futuras nutricionistas Lúcia Fellegger e Thaís Abe, orientadas pela Dra. Marcia Nacif, leia-o na íntegra no site Efdeportes, no qual o estudo foi publicado recentemente.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Hidratação: qual a sua importância?

A água é a principal constituinte do corpo humano. Por exemplo, um homem de 75 kg contém cerca de 45 litros de água, o que representa 60% do peso do seu corpo total. A hidratação do corpo pode variar devido vários fatores como a temperatura do ambiente que estamos e a atividade física que está sendo realizada.

O que acontece quando estamos desidratados?
- O rendimento do exercício diminui;
- Dependendo da perda de água, a capacidade física pode reduzir em até 30%;
- Prejudica a regulação da temperatura do corpo;
- Câimbras musculares;
- A pele fica ressecada;
- O intestino fica mais “preguiçoso”.

O que devemos beber para nos hidratarmos?
- Água;
- Água de coco;
- Sucos naturais.

Durante a prática de atividade física no calor, devemos também consumir:
- Bebidas esportivas (além da água e dos sais minerais, contêm carboidratos, que fornecem energia extra para os músculos em movimento, e sabor, que facilita a ingestão garantindo a correta hidratação).

O que devemos fazer para evitar a desidratação?
- Usar roupas adequadas (não usar roupas quentes ou que impeçam a evaporação do suor);
- Antes do exercícios físico ou treino = beber água 2 horas antes = 400-600ml;
- Durante o exercício = a cada 15-20 minutos beber de 120-500ml de líquidos em geral (alternar entre água e bebidas esportivas);
- Depois do exercício = beber no mínimo de 450-650ml de água ou bebidas esportivas.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Perfil antropométrico de jogadoras juvenis de handebol de um clube de São Paulo


Há um ano atrás, acompanhamos uma equipe juvenil de handebol feminino com o intuito de identificar o perfil das meninas que praticavam essa modalidade quanto ao perfil antropométrico e hábitos alimentares para que pudesse ser realizada a intervenção necessária.

Esse trabalho deu origem a um artigo interessante que hoje pode ser conferido na íntegra na Revista Nutrição Brasil, Volume VII, nº 3.


RESUMO

Introdução: O acompanhamento antropométrico de crianças e adolescentes praticantes de atividade física é de suma importância, pois durante esta fase as necessidades nutricionais encontram-se bastante aumentadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil antropométrico de jogadoras amadoras de handebol feminino de um Clube de São Paulo.
Metodologia: Foram avaliadas 19 jogadoras, com idades entre 12 e 17 anos, aplicando-se uma anamnese contendo perguntas sobre objetivos da prática de exercícios, consumo de suplementos nutricionais e satisfação com o peso corporal. As variáveis antropométricas aferidas foram peso e estatura, dobras cutâneas e circunferências corporais. Foram calculados o índice de massa corpórea (IMC) e o percentual de gordura corporal das adolescentes.
Resultados: Observou-se que a maioria das jogadoras (73,6%) praticava o esporte por lazer, 42,1% tinham um alto consumo de bebidas esportivas e apenas 10,5% estavam satisfeitas com o peso corporal. Em relação ao estado nutricional, 52,6% das jogadoras apresentaram-se com excesso de peso. O percentual de gordura encontrou-se acima do adequado em 63,2% das meninas.
Conclusão: Embora façam parte de uma equipe competitiva de handebol, mais da metade das jogadoras avaliadas apresentou perfil de composição corporal desfavorável, o que pode prejudicar seu rendimento esportivo.

Autoras: Vanessa Aparecida de Brito Reis, Erika Borges da Silva, Rita de Cássia Toledo, Renata Furlan Viebig.
.