quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Índice Glicêmico e Atividade Física

Para falar um pouco sobre o Índice Glicêmico dos Alimentos, convidamos a Nutricionista Mariane Takesian a postar uma matéria para esclarecer o assunto e explicar um pouco a importância dos alimentos de alto e baixo índice glicêmico para praticantes de atividade física.


Índice Glicêmico e Atividade Física

Durante a prática da atividade física, há uma diminuição do glicogênio muscular, principal fonte energética para o músculo em atividade. Com esta diminuição, nosso organismo passa a utilizar a glicose sanguínea e hepática como fonte energética, glicose esta proveniente dos carboidratos da dieta.

Para o Nutricionista o desafio é manter esse fornecimento de glicose durante a atividade física, para que o atleta não perca o rendimento e consiga alcançar seus objetivos. Atualmente, não indicamos apenas que o atleta se alimente e se hidrate adequadamente antes e após da atividade, pensamos também na qualidade do carboidrato que será consumido. É onde entramos na questão do Índice Glicêmico.

O Índice glicêmico é a diferente resposta dada pelo nosso organismo aos alimentos ingeridos. Alimentos de Alto Índice Glicêmico fornecem uma rápida absorção do carboidrato, ocasionando um rápido alumento da glicose sanguínea. Alimentos de Baixo Índice Glicêmico fornecem uma liberação lenta e gradual de glicose na corrente sanguínea, assim como os
Alimentos de Médio Índice Glicêmico.

ALTO ÍNDICE GLICÊMICO
Produtos refinados como o açúcar, pão branco, farinha branca, arroz branco, doces e repositores energéticos.

MÉDIO E BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO
Vegetais, frutas e legumes, alimentos integrais.

Na pratica da atividade física, estudos comprovam que o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico algumas horas antes da atividade física mantêm o fornecimento de energia para o indivíduo mais constante no momento da realização da atividade. Já os alimentos de alto índice glicêmico devem ser administrados durante e após a atividade física, a fim de manter o rendimento e repor o glicogênio muscular.

Acreditamos que esta estratégia nutricional juntamente com o acompanhamento do educador físico e a cooperação do praticante de atividade física, possam trazer benefícios no rendimento do atleta, além de fornecer qualidade física na pratica do esporte.

10 comentários:

  1. Olá,meu nome é Erick e sou vegetariano, porém consumo gainers e proteínas a base de soro de leite e albumina e ovos. Alimento-me de pães integrais e cereais. Não uso queijo, evito ao extremo massas brancas e pratico musculação.
    Que solução vocês me dariam para conseguir manter em alta meu índice glicêmico durante as atividades.
    Gostaria de receber uma relação de alimentos por grupos, tais como: os com maior concentração de proteínas,maior concentração de carboidratos,melhores índices glicêmicos para o meu caso,etc...
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Erick,

    Quando você diz "manter o seu índice glicêmico durante a atividade física", você quer dizer glicemia, certo? Para isso você pode consumir durante o treino maltodextrina, saches de carboidrato em gel ou até mesmo, sucos em pó que não sejam lights, diluídos em água.

    Fontes de proteína: peixe, frango, queijo, ovos, leite e seus derivados, peito de peru, leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico, etc).

    Fontes de carboidrato: batata, arroz, pães, massas, biscoitos, frutas e sucos.

    Espero ter lhe ajudado,

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber os beneficios e maleficios do consumo da rapadura antes e depois dos treinos ( no caso futebol competição 2h de treinamento ) R.otero@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ok, há estudos muito interessantes sobre esse tema. Em breve, postaremos uma matéria respondendo a sua dúvida.

    Obrigada pela visita e por sua sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Renata, e descobri que tenho diabétes tipo 1 há dois anos atrás. Há um ano comecei a praticar atividade física...tudo corria bem, mas nessas últimas semanas que fiz a aeróbica ou a musculação notei que no dia seguinte a atividade meus ídices glicemicos ficavam acima do normal!
    Estou fazendo algo de errado quanto a atividade física??
    Obrigada, Renata.

    ResponderExcluir
  6. Renata, embora eu não seja educadora física, sei que o exercício contribui muito bem para a regulação da glicemia, como você mesma pode comprovar. Acredito que essa diferença na sua glicemia em dias após a atividade física, pode não ter haver com o treino....como está sua alimentação? verifique com o seu médico se a dosagem de insulina está adequada para você também, pois se é em dias em que não há prática de atividade física, é melhor desconfiar de outros fatores...

    Espero ter ajudado,
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tenho 30 anos, vida regular, não fumo e faço exercícios regularmente. Estou fazendo um check up de rotina e ao fazer o exame de sangue, embora estivese em jejum, resolvi correr antes de ir para o laboratório. Algo em torno de 5 km. O teste apresentou tudo normal exceto a glicemia que deu um valor de 111 mg/dL. Será que isso influi no valor deste teste? Vale ressaltar que nunca tive problemas com taxas altas de glicose. Desde já grato.

    ResponderExcluir
  8. Tanto o jejum noturno quanto a atividade física favorecem estado de hipoglicemia, ou seja, concentrações sanguineas abaixo do habitual. Entretanto, ao começar um exercício em jejum, somos obrigados a utilizar nossos estoques de energia, chamado glicogênio, podendo ser muscular (que fornece a energia para o próprio músculo) e o hepático (que tentará normalizar a sua glicemia).
    Ou seja, a sua corrida pode ter influenciado o resultado do seu exame, sim. Justamente por essa tentativa do seu metabolismo em manter sua glicemia nos níveis normais e devido aos valores de comparação na glicemia em jejum serem menores, por considerar esse estado de hipoglicemia por jejum noturno.

    Espero ter ajudado e Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  9. Se o meu objetivo é aumento de massa muscular sem o mínimo de acumulo de gordura o que eu devo comer?
    uma vez que não posso comer alimentos de alto IG tda hora, apenas depois do treino caso contrario ficaria sensível a insulina.
    Sendo que os alimentos de baixo IG na maioria frutas não contem uma quantidade necessária de carboidratos para o ganha de massa muscular.
    Ou seja, nao me sobra muitas opções.

    ResponderExcluir
  10. O IG é uma referência quanto ao tempo em que o pico da glicemia demora a ser alcançado e não necessariamente a quantidade de carboidratos do alimento: quanto maior o IG, mais rápido é o aumento da glicemia e, com esse pico, dá-se a liberação de insulina. Ou seja, o alto consumo de alimentos com alto IG em excesso não é aconselhável nem para pessoas sem problemas de sensibilidade a insulina.

    Sugerimos que procure um nutricionista próximo a você, que possa lhe avaliar pessoalmente e calcular corretamente a quantidade de nutrientes necessária para que alcance seu objetivo.

    Obrigada pela visita e até mais,

    ResponderExcluir