sábado, 10 de janeiro de 2009

Consumo de alimentos, antes, durante e após treinos de handebolistas

Mais um trabalho publicado sobre adolescentes atletas de handebol feminino. Desta vez, abordando um pouco sobre a alimentação antes, durante e após treinos.

O artigo foi publicado na edição de dezembro da Revista Digital de Buenos Aires, pelas estagiárias do Clube Esperia Daniela Martorelli, Renata Garrido, Elis Mota e pela professora de nutrição Marcia Nacif. O resumo do trabalho segue abaixo. Veja o artigo na íntegra clicando no título acima.



RESUMO
Atualmente o handebol é um dos esportes mais praticados no âmbito das escolas, clubes e associações brasileiras. Os adolescentes praticantes de handebol necessitam de uma alimentação adequada antes, durante e após o exercício, que forneça todos os nutrientes que garantam seu crescimento e desenvolvimento. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar o consumo de alimentos, antes, durante e após treinos de jogadoras de handebol, de um clube de São Paulo, por meio da aplicação de um questionário. Pôde-se verificar que a maioria dos alimentos relatados (arroz, feijão e carnes), geralmente compõe o almoço e/ ou jantar das participantes do estudo, pois o treino de handebol é realizado no período da tarde. Também observou-se que algumas atletas consumiam apenas guloseimas como salgadinhos e refrigerantes antes e após o exercício. Nesse contexto o nutricionista é imprescindível para a orientação e conscientização dos atletas quanto à alimentação aliada a prática de atividade física.


Daniela Carregosa Martorelli, Elis Daiane Mota, Renata Garrido,

Vanessa de Brito Reis, Marcia Nacif.

Nenhum comentário:

Postar um comentário