terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Álcool X Esportes


Eis um assunto muito especulado pelos amantes das cervejinhas de final de semana. O mais cruel corte na dieta de muitos atletas e praticantes de atividade física, principalmente em épocas de festas... Mas e então? O álcool é realmente um vilão? Ele diminui rendimento? Engorda? Acaba com a massa muscular e consequentemente com seu esforço da semana inteira?

Veremos:

Antes de mais nada: sim, nós nutricionistas sabemos que isso não é simplesmente uma questão de gostar ou não: tem toda a parte social, a sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo, e até mesmo, à saúde e ao esporte. Isso mesmo, já reparou quem são os principais patrocinadores de futebol na TV? E nas propagandas cheias de mulheres lindas e homens sempre em forma? Na TV não existe a famosa “barriga de chop”, não é?

Ok, já consegui lhe convencer da parte psicológica. Agora vamos ao que interessa:

1) Sim, o consumo de bebidas alcoólicas prejudica a absorção de nutrientes e depleta glicogênio hepático.
2) Inibe o anabolismo e consequentemente a síntese protéica;
3) Assim como as bebidas gaseificadas, a fermentação de algumas bebidas também dilata o estômago fazendo com que você coma cada vez mais depois e também possui as tais “calorias vazias”, ou seja, não vá pensando que as 7Kcal/g de álcool traz algum beneficio consigo ou que a cerveja possui as mesmas propriedades nutricionais do levedo, rico em proteína e vitaminas do complexo B;
4) A diurese provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas dá-se pela inibição do hormônio anti-diurético ocasionando desidratação. A partir desse estado fisiológico, ocorrerá uma retenção hídrica posterior, pois seu corpo sempre que passa por um momento de restrição, procura uma maneira de armazenar o que lhe faltava antes para evitar possível déficit posterior.
5) Inibe o uso de gordura como fonte de energia, pois é uma fonte inapropriada de reposição de carboidratos;
6) As condições aeróbicas e manutenção da temperatura corporal durante exercício prolongado são prejudicados, principalmente no período de “ressaca”, além de ocorrer riscos de lesões entre as 24horas seguintes;
7) A força, resistência muscular, velocidade, equilíbrio, tempo de reação, coordenação motora, orientação visual e processamento de informações também sofrem alteração.
8) Se consumido exageradamente, pode provocar ao longo dos anos toxicidade, disfunções endócrinas (como redução da produção de testosterona e prejuízos ao perfil lipídico).

Vale lembrar também, que atletas de ponta que usam suplementos ou outras substancias com enfoque mais em resultados que na própria saúde possuem sérios riscos ao consumir esses produtos, mas o consumo esporádico e moderado em praticantes de atividade física não é tão prejudicial, considerando que as concentrações de lactato, VO2 max, fluxo sanguineo e respiratório e batimentos cardíacos não são alterados. Mas controlem-se: apenas nos finais de semana e até 2 doses de cerveja, destilados ou vinho para homens e metade disso para mulheres.
E o que pode prejudicar o rendimento também é o sono que não só o álcool, mas as baladas também, influenciam bastante. É fundamental evitá-los em períodos de competição.

7 comentários:

  1. Valeu, Erikão! Os manguaças que sempre te perguntam isso agradecem!!kkkkkkkkkkkkkk.
    bj.

    ResponderExcluir
  2. boas, todas as informaçoes!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Tirei nota mássima no trabalho...

    ResponderExcluir
  4. Porra anônimo, só mesmo no CTRL+C CTRL+V pra tu tirar nota máxima, porque não sabe nem que máxima é com X e não com SS...
    Af...

    ResponderExcluir
  5. obrigado tirei no trabalho q fiz com seu texto tava otimo viu valeu..............outra coisa pra esse rapaz q criticou o outro acho q vc escrevi pior q ele''''''''

    ResponderExcluir
  6. Ebáh, uma coisa boa pra meu trabalho de Educação Física! (:

    ResponderExcluir
  7. obrigadinha aew me ajudou mto isso dai bjus

    ResponderExcluir